ACABAR COM CARUNCHO / GORGULHO

Os CARUNCHOS também conhecidos como GORGULHO, Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café), Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão). 
O que são os carunchos/gorgulhos? Como se reproduzem? clique aqui e leia

São bichinhos que se alimentam de madeira e de tudo que contenha celulose, bem como de cereais, farelos, farinhas e rações.

Curiosidades:
  • Possuem grande capacidade de vôo
  • Não transmitem doenças.
  • Não se desenvolvem em baixas temperaturas
Quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos inclusive são proteicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.
Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos bóiam e são eliminados com alguma facilidade.
 
 
 
 

COMO EVITAR:Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas.

Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.

Limpe os armários/despensa no mínimo 1 vez por mês – o ideal é limpar sempre que fizer compras. Passe um pano úmido quase seco e depois seque. Você pode usar detergente, sabão de coco ou vinagre de álcool branco para limpar.

 

 
 

Sempre cheque a DATA DE VALIDADE dos alimentos. Produtos novos devem ser colocados embaixo ou no fundo e os mais velhos e próximos de vencerem devem ficar na frente e serem consumidos primeiro.

 
DICA – REPELENTE NATURAL!
Depois da limpeza da despensa, coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos. Troque a cada 15 dias.
DICA: ORGANIZAÇÃO PREVINE !
Despensa organizada propicia melhor visualização dos alimentos. Evita compras desnecessárias e estoque em excesso
 
 
Dados científicos sobre carunchos/gorgulhos:
Imunilar – Controle de Pragas Urbanas http://www.imunilar.com.br/caruncho-ou-gorgulho.html
ASSISTA O VÍDEO: COMO ELIMINAR CARUNCHOS

Abraços e  até o próximo post!
Soluções práticas para  o seu dia a dia!
Lucy Mizael
(27)8167-3414

Tags: , , , ,

63 Respostas para ACABAR COM CARUNCHO / GORGULHO

  1. Lucy,

    Parabéns pelo belo trabalho disponível!

    Para refinar um detalhe não valorizado em nossa cultura, saliento que mesmo uma ínfima parte do inseto é suficiente para estimular nosso sistema imune induzindo alergia ou exacerbando os sofrimentos autoimunes.
    Para entender este “ínfimo” podemos lembrar que ao entrar num elevador e sentirmos o odor de um “perfume” agressivo saímos espirrando, ou seja: uma parte “ínfima” do perfume entrou em contato com nossa mucosa nasal e foi suficiente para desencadear alergia.
    Um pedaço de asa de caruncho é bilhões de vezes maior que um cheiro no elevador.

    Esta compreensão coloca seu trabalho em situação de suma importância para a cura de alergias e doenças autoimunes ditas “incuráveis”. Pois ao desvencilharmo-nos dos insetos alergênicos estaremos abolindo uma causa significativa destas doenças.

  2. Boa tarde!! Gostei demais do seu blog. Tenho uns 3 pacotes de feijão com aqueles pontinhos brancos, um deles furado, é caruncho aquilo?? Se for, o que faço? Lavo o feijão até não ter mais bichinhos ou é melhor jogar fora? Tenho 2 pessoas em casa com problemas digestivos e morro de medo de acontecer alguma coisa. Obrigada, beijos e sucesso!

  3. Oi o que fazer se os bichinhos estão na festinha do armario e a traz dele o que fazer para acabar de vez com esses bichinhos nojento?

  4. Olá Lucy, percorri as orientações que já foram dadas mas não vi nenhuma que mencionasse o meu caso. Explico: é aconselhável consumir arroz já bem carunchado, que ficou como se houvesse uma farinha de arroz misturada ? Pois os carunchos destruíram boa parte do arroz, em uma lata que esquecemos aberta. Como outros colegas aqui, não estou querendo descartar. Penso que, bem lavado, até retirar os bichos e toda a “farinha” que produziram, eu ainda possa consumir este arroz integral. Grato por suas orientações.

  5. Olá Marcio,
    Nunca passei por essa situações e nao posso te orientar a respeito.
    Infelizmente.
    Abraços,

  6. olá gostei muito das dicas, não sei porque meu arroz se enche de gorgulhos pode ser de qualquer tipo e marca será por causa da umidade? acredito que seje por isso o unico jeito que encontrei é guardar na geladeira quando guardo não cria já notei isso, não posso nem comprar arroz mais

  7. Angelica Iglesias

    Encontrei no meu armário de temperos, várias larvinhas do tamanho de grão de areia pelas portas.
    tirei tudo do armário, higienizei com vapor e álcool, verifiquei todos os alimentos de todo o armário.
    e eles voltaram!! coloquei folhas de louro mas na verdade não sei se são esses carrunchos …
    pela situação, o que você acha que eu deveria fazer?

  8. Eu estou com mesmo problema citado no comentario acima sobre larva no arroz como se fossem uns tapurus. No arroz fechado dentro da dispensa . Na região onde moro e muito quente .Vc teria como verificar o que fazer e se faz mau pois geralmente acompanha os caruchos?

  9. Ola,
    boa noite,

    Estou desesperado!
    Eu tenho um mercadinho de bairro e esses dias percebi que metade do meu estoque de macarrão está infestado de caruncho, sempre tive todo o cuidado de colocar sempre os produtos novos em baixo e os velhos em cima, não tem nenhum pacote vencido, pelo contrário! faltam mais de um ano para vencer, más tem muitos pacotes perfurados e com bichinhos.
    Estou com uma dor no peito… vou ter que jogar tudo fora? você me aconselha colocar borra de café perto das mercadorias para que eles não voltem?

  10. Posso usar o pó de café? ou precisa ser a borra já coada?
    Pergunto isso porque acho q vou precisar de muita borra e acho que se usar direto o pó de cafe vou poder resolver esse problema mais rápido!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>